4 de junho de 2011

Cães menores são menos sujeitos a câncer

Oi gentee, andei meio gripada, mas to melhor, só o meu focinho que ta meio trancadinho, mas tudo bem, com isso, to ganhando muuuito colo, to adorando...

Meu pai esta publicando essa matéria que saiu no site O Melhor Amigo do Homem.

A maioria dos tutores de cachorros e veterinários sabe que cachorros pequenos vivem mais que os grandes. Porém, até pouco tempo atrás, não existia um exame completo e sistemático sobre causas de morte ligadas a raças.
 Estudo mostra que cães menores são menos sujeitos a câncer
Agora, um grupo de pesquisadores analisou mais de 74 mil casos de morte canina, registrados de 1984 a 2004 no Veterinary Medicine Database, registro do Instituto Nacional do Câncer que recebe dados de 27 hospitais veterinários na América do Norte.
A análise, publicada na edição de março/abril de The Journal of Veterinary Internal Medicine, descobriu que as causas de morte mais comuns variam consideravelmente por raça e idade.
Golden retrievers e boxers mostraram maior ocorrência de câncer, a principal causa de morte canina no total. Em diversas raças pequenas – como chihuahuas, pequineses, spitz alemães e poodles – o câncer foi muito menos comum. Para eles, a principal causa de morte foi o trauma (lesão por pancada).
Doenças do sistema nervoso central foram a causa de morte mais comum em cachorros mais velhos, enquanto doenças gastrointestinais afetaram igualmente todas as idades. A morte por doenças do sistema locomotor foram mais comuns em raças maiores, mas os cachorros grandes sofreram menos de problemas neurológicos e endócrinos.
Os autores reconhecem que o estudo é retrospectivo e sujeito a erros de classificação, tanto de raças quanto de doenças. Mesmo assim, Kate E.
Creevy, coautora e professora assistente de medicina veterinária na Universidade da Georgia, afirmou que conhecer as doenças a que uma raça tem propensão é bastante útil. “Podemos usar essa informação para evitar as doenças, em vez de apenas tratá-las”, explicou Creevy.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

De uma olhadinha aqui também