O Pug é um cãozinho de companhia e de pequeno porte que tem uma aparência diferente. É um cão quadrado e massudo mas de temperamento constante e muito brincalhão. Lealdade e inteligência não lhe faltam.

Tem um grande charme e boa disposição. Seus olhos são grandes, de formato globular; sua expressão doce e alerta. O Pug pode pesar entre seis e oito kg e medir de 25 a 28 cm de altura.
Seu focinho é inconfundível. Simpática e sensível, esta raça também é conhecida por carlin, mops e cão holandês.
A pelagem do seu musculoso corpo é fina, lisa, macia e curta. A cor é prateado, abricó-castanho ou preto.

Adora correr e pular sobre as pessoas, contagiando todo o ambiente. Recebe as visitas muito animado com verdadeira empolgação. Às vezes cai num sono profundo, merecido depois de tantas gracinhas.
Com relação às fêmeas, o cuidado deve ser redobrado quando elas forem criar. Por terem o focinho muito curto os filhotes devem nascer rapidamente para não morrerem asfixiados.

Enquanto filhote um banho mensal é suficiente para garantir a limpeza. O Pug não é um cão de cheiro forte, mas as rugas do rosto devem ser limpas uma vez a cada cinco ou seis dias. Já os ouvidos devem ser limpos semanalmente com cotonetes.
Origem e História
De origem chinesa, o Pug foi levado à Holanda por volta do século XVI pela Companhia Mercante de Navegação Holandesa, dita Companhia das Índias, e foi bastante apreciado pelas damas da sociedade como cão de colo. Depois chegou à Inglaterra que o adotou e mais tarde redigiria o seu padrão. Antes, porém, no início do século XVII, já era difundido em vários países europeus como Itália, França, Espanha e Alemanha. Sempre tido como animal de estimação da nobreza e alta sociedade, sua trajetória remonta os episódios com Napoleão Bonaparte, Willian the Silent, o rei da Holanda e mais recentemente com o Duque de Windsor.
Contudo, sua origem permanece menos certa que os serviços que presta. Ele pode ter ascendência asiática ou européia e o nome provavelmente pode se referir a um tipo de sagüi (também chamado de Pug).
Sem o aviso de um pequeno Pug, Willian teria morrido nas mãos dos espanhóis. O latido de alerta do cão avisou sobre a invasão e salvou uma vida real. O Pug tornou-se o cão oficial da corte, e o túmulo de Willian exibe, além dele, seu querido cão de estimação.

Os ingleses o batizaram de Pug ou "Pug-Dog", isto é "coisa diminuta", "cão diminuto".
O nome Carlino ou Carlini foi usado pela primeira vez na França, pelo aspecto cômico, curioso e mal-humorado ao mesmo tempo, que lhe conferem as rugas e a pigmentação particular do rosto, o nome de um ator, célebre no papel de Arlequim, com o qual o rosto redondo, com mascara preta, revelava certa afinidade.

tenho um pug.. chama-se bentinho... cor apricó.. lindo... tem 5 meses no momento.. quiser fotos add-me msn galaxiablack@hotmail.com tenho fotos e vídeos...
ResponderExcluirGente me dá um PUG meu niver é mes q vem!!! meu sonho é ganhar um PUG!!!
ResponderExcluirolá gostava muito de ter um pug. alguem sabe como posso ter uma cria? responder para irina.joaninha@gmail.com
ResponderExcluirobrigada
Olaa.....
ResponderExcluirEstou qrendo um Pug ja pesqusei pela net, e vi alguns so tenho duivdas, sera q algueem pode me ajudar???
Minha duvida e eu tinha um Poodle 0....
Eu qro saber se como o Poodle tem 0,1 e etc...
Qria saber se com o Pug e assim tbm, pq o Pug q qro e um com as ruginhas na cara sabem, tipo o primeiro da foto e um desse q qro, mais na maioria q vejo p vender filhote qse nao tem essa ruga, alem de Pug tem algum complemento no nome deles??? Me ajudemm qm souber!!! Obrigadaaa....