21 de maio de 2011

Você conhece a raça Dogo Argentino, companheiro da família?

Olá pessoal, a Lola anda muito cansada "nesses dias" e sabe que notei várias alterações no comportamento dela, já que está no CIO, mas deixa passar toda essa fase que descrevo pra vocês.

Seguindo com o nosso Guia de Raças....

Dogo Argentino


Com uma beleza que intimida devido ao seu porte físico, o Dogo Argentino é mais do que um excelente cão de guarda e defesa, pois é também um ótimo companheiro da família. Sua paciência com crianças é digna de elogios. Extremamente apegado ao dono, exige carinho e contato físico. Essa boa relação oferece a esse cão a confiança necessária para que ele exerça sua postura de guardião.

Origem e História
O Dogo Argentino é produto do esforço pessoal de uma amante dos cães e da caça: o Dr. Antonio Nores Martinez. Membro de uma respeitável família da província de Córdoba, dedicou anos de sua vida à criação de uma raça que atendesse suas expectativas em relação à caça e a companhia. Ele desejava um cão robusto, forte, resistente, fiel, obediente e de rara beleza.
No ano de 1928, após sucessivos cruzamentos planejados cuidadosamente por seu criador surgiu essa excelente raça guardiã. O Dogo Argentino foi reconhecida pelas associações cinófilas argentinas em 1964 e obteve seu registro pela FCI em 1973, sendo então reconhecido como a única raça de origem argentina.

Sua formação baseia-se no Bull Terrier, Mastim Espanhol e Bulldog Inglês, buscando com estas linhas de sangue estabelecer uma raça apta para a caça pesada de javalis, pumas, raposas, etc. Mas, além dessas características, procurou-se adapta-lo às condições de terreno do país, bastante diferentes das encontradas na Europa.
Para melhoria da raça, que deveria ser um mateiro silencioso (para não alertar a caça), ter capacidade para farejar no alto e muita agilidade, foram feitas mais intervenções pelos irmãos Martinez, através de diversas cruzas com Boxer, Dinamarquês, Mastim dos Pirineus, Mastim, Dogue de Bordeaux, Pointer e Galgo Irlandês, em diferentes proporções, até atingir as características da raça atual. Desta forma chegou-se a um cão fiel, amigo, tolerante com as crianças, dócil mas bom cão de guarda além de excelente para caça grossa.

Ativo, precisa de espaços grandes onde possa correr e gastar toda esta energia e exercitar sua musculatura. Alguns dos problemas de saúde que esta raça pode apresentar estão relacionados à sua coloração branca. Sua pelagem é curta, lisa, grossa e lustrosa devendo ser totalmente branca.

Nota do papai: Bom pessoal, coloquei algumas fotos do Dogo, mas queria lembrar que não apoio o corte das orelhas e nem o rabo de nenhum animal, então pensem bem nisso, a orelha cortada não deixa ele mais agressivo ou mais bonito. Você cortaria a sua para ficar mais atraente? Ou cortaria a facão um pedaço de seu nariz ou barriga para aparecer melhor? Abraços.

Renan Jardim

2 comentários:

  1. Recentemente, comprei um DOGO ARGENTINO e estou muito feliz com esta aquisição... Atualmente ele está com 5 meses e + ou - 25 kg. Estou um pouco preocupado com uma alergia que descobri. Vou tentar banho com sabonete de enxofre. Se souberem de algo mais eficaz, por favor, me digam...

    ResponderExcluir
  2. De banho nele com sabão de coco, ele vai manter a pelagem muito branquinha, e finaliza as alergias, e resolve o problema.

    Rogerio Delgado rogerio_delgado@hotmail.com

    ResponderExcluir

De uma olhadinha aqui também