18 de junho de 2011

Dica de Saúde. O Verme do coração.

Olá pessoal, ter um bichinho de estimação, requer cuidados que vão além de dar água, comida e carinho, outros cuidados devem ser tomados, já que eles não falam (uns tentam, né Lola?), e devemos observar alguns cuidados, principalmente quanto a saúde de nossos bichinho (filhos, aumigos, enfim...).

Proteja seu pet do verme do coração

Doença pode comprometer o músculo cardíaco e artérias pulmonares


Água parada, excesso de chuvas e calor, são o cenário propício para a reprodução de mosquitos transmissores de doenças para seres humanos, e também para seu pet. Esse é o caso da dirofilariose, ou verme do coração. Batizado de Dirofilaria immitis, o verme se acomoda no músculo cardíaco e artérias pulmonares de cachorros, gatos, canídeos e felinos silvestres.

Segundo o doutor em medicina veterinária e gerente de produto da Merial Saúde Animal, Leonardo Brandão, “a larva penetra na pele e corrente sanguínea dos cachorros por meio da picada do mosquito contaminado, indo então se alojar definitivamente no coração ou nas artérias pulmonares do animal, podendo atingir até 35 cm. Isso prejudica a passagem do sangue intensificando o trabalho do coração. Com o decorrer do tempo, haverá enfraquecimento e, consequentemente, dilatação do músculo cardíaco”.

O animal doente passa a apresentar sintomas como perda de peso, dificuldade para respirar, prostação, cansaço, aumento do abdome e tosse. Mas o veterinário alerta que os sintomas podem demorar anos para se manifestar: “o cão pode permanecer por anos com o verme em seu organismo sem demonstrar qualquer sintoma. Para se ter uma ideia, após ser picado por um mosquito contaminado, somente depois de 6 meses as larvas tornam-se adultas. Quando os sintomas aparecem pode ser fatal”, esclarece.

Antes de viajar para cidades litorâneas, Brandão aconselha que o proprietário cheque a última vermifugação do cachorro, já que os animais infectados podem espalhar a doença para novas regiões. “Por outro lado, os animais que residem no litoral, precisam de tratamentos preventivos mensais contra este verme. A dirofilariose é grave, pode ser fatal aos cachorros e ainda traz riscos à saúde dos donos. Esse parasita é incapaz de completar seu ciclo de vida no homem, porém frequentemente se aloja nos pulmões, onde fica encapsulado” completa o profissional.

Como o tratamento da doença é complicado, o veterinário recomenda a prevenção: “o tratamento da dirofilariose é complicado e põe em risco a vida dos cães, no entanto, a prevenção é possível de maneira simples e eficaz. Utilizam-se medicamentos que impedem o desenvolvimento da larva a partir de seu estágio inicial após a picada pelo mosquito, assim o ciclo da doença não se completa. No entanto, antes de se iniciar o tratamento preventivo, os cães devem ser levados ao veterinário para que seja feito exame para excluir a possibilidade do animal já estar doente”, conclui o especialista.
Para proteger seus animais, a Merial Saúde Animal oferece o Cardomec Plus, produto feito à base de ivermectina e pamoato de pirantel. Via oral, o medicamento pode ser administrado em filhotes a partir de seis semanas de idade, e também em fêmeas gestantes.



Fonte: PetMag

Nenhum comentário:

Postar um comentário

De uma olhadinha aqui também