26 de julho de 2011

Filhotes, como cuidar?!

OI gentiiii, não se o que aconteceu essa noite, acordei sem meu top na cabeça e toda descabelada, acho que passou um furacão na minha caminha, que coisa...

Bom, eu já não sou mais uma filhotinha (mas me faço as vezes) então pra você que tem ou quer ter um filhote, meu pai esta postando umas dicas que ele viu no blog O Melhor Amigo do Homem.

A maioria das pessoas adota cãezinhos ainda bem novos… Mas será que todo mundo sabe como cuidar corretamente desses filhotes? Aqui temos algumas dicas pra não errar com o seu cachorrinho.

A primeira coisa a se fazer, é ter consciência de que é difícil para um filhote, se separar da mãe. Geralmente a partir dos 45 dias de vida você já pode separá-lo, mas ajude-o a superar. Deixe um objeto pessoal seu com ele na caminha ou casinha. Pode ser uma roupa, um sapato velho, qualquer coisa que tenha seu cheiro. Isso o ajuda a não sentir-se sozinho, e o acalma. Provavelmente, ainda assim, ele irá chorar durante a noite, mas logo se acostuma. Tenha paciência.

Leve o filhotinho ao veterinário regularmente, para que ele possa te orientar sobre quais as vacinas o cãozinho deve tomar, e o intervalo entre elas. A vacinação é muito importante nos primeiros meses de vida, então faça o possível para deixar todas em dia.

É importante que ele seja vermifugado logo, para que seu crescimento não seja comprometido. O filhote deve ser desverminado com vermífugo líquido com 30 dias de vida, e a desverminação deve ser repetida a cada 30 dias, até completar 6 meses. Depois disso, converse com o veterinário para que ele te oriente sobre os intervalos entre cada desverminação. Geralmente, é recomendado dar algum vermífugo ao cachorro a cada 3 meses.

A partir de 45 dias de vida, você já pode começar a dar banho e ração para seu filhote. Banhos são sempre com sabão de côco ou shampoo neutro. Use sempre água morna, e coloque algodão nos ouvidos, para evitar a entrada de água. Nunca dê banhos com shampoos anti-pulgas antes dos 6 meses, você pode intoxicar seu cão.

Filhotes até os 3 meses devem comer 4 vezes ao dia, e a partir do 4º mês, você pode dar ração 3 vezes ao dia. Mesmo que o filhote rejeite a ração nos primeiros dias, insista. Não tente dar nenhum tipo de comida, uma hora ele vai acabar comendo a ração e se acostumando com isso. Nunca dê ração de cão adulto, essa ração deve ser dada apenas quando o cão completar 1 ano.

Deixe os potes de água e ração próximos à caminha dele, e coloque algumas folhas de jornal um pouco longe, para fazer as necessidades.

Dica: Deixe sempre uma folha de jornal com xixi por baixo das outras limpas, assim ele se acostumará com o cheiro e fará as necessidades sempre no mesmo lugar.

Importante: O cão só pode começar a sair de casa quando estiver com as vacinas em dia!



Um comentário:

  1. A minha Amora, não para de chorar.. deixei a casinha, o cobertor e a bonequinha com ela uma semana antes de vir pra casa de vez... Peguei ela com 44 dias... Ela não está dormindo dentro da casinha, eu coloco ela lá, e ela sai e fica chorando na beirada da minha cama. Se eu deixo ela no quartinho perto da cozinha, ela berra, literalmente.. Faz 4 dias que peguei ela.. Já fiz de tuuuudoooo e ela não para..rsrsr

    ResponderExcluir

De uma olhadinha aqui também