22 de abril de 2011

Raças: Você conhece o Dalmata???

Oi gente, ontem fiz uma arte, mas nem deu tempo de tirar fotos. Uma garrafa de refrigetante vazou dentro da geladeira e eu fui ver o que era, acabei me sujando toda e tive que tomar um banho rápido de noite, tava friiiiooo, mas foi engraçado.

Tem um cachorro que eu sempre achei engraçadinho, todo pintadinho e teve até filme falando dele já...

Vamos conhecer o Dalmata?

O dálmata, entre todas as raças caninas, é uma das mais fáceis de se reconhecer, suas manchas numulares ( em forma da moeda ) e sua ampla divulgação no filme “os 101 dálmatas” da Disney, fizeram dele uma raça conhecida em todo o mundo. Apesar de tão conhecida, a raça têm origens obscuras, não se sabe exatamente onde o dálmata poderia ter se originado. Alguns afirmam que a raça teria se originado na região mediterrânea, provavelmente na Grécia antiga, e existem gravuras gregas representando cães semelhantes ao dálmata, outros afirmam que as origens da raça seriam orientais, provavelmente do norte da Índia e , outros pensam que a Dinamarca poderia ser o berço da raça. Oficialmente é reconhecido como uma raça da Croácia. É provável que a raça esteja aparentada com o pointer e com o braco de bengala, atualmente extinto.

Apesar das diversas teorias acerca de sua origem, o dálmata se espalhou pela Europa durante a Idade Média acompanhando caravanas ciganas através da Dalmácia ( sendo o nome “dálmata” se originado desta região ) e da antiga Iugoslávia. A raça entrou na moda entre os aristocratas europeus como “cão de coche” ou “coach dog”como era chamado. Um par de dálmatas acompanhando os cavalos de uma carruagem era sinal de riqueza e elegância, praticamente todos os que eram ricos o suficiente para possuir cavalos e carruagens tinham também seus dálmatas.
 É provavel que a relação entre os dálmatas e as carruagens tenha começado desde as caravanas ciganas, acompanhadas por ele. A moda chegou aos Estados Unidos onde a raça rapidamente se tornou o cão mascote dos bombeiros americanos ( na época em que os carros de bombeiros eram puxados por cavalos) e permanece como mascote da maioria dos quartéis de bombeiros americanos até hoje. A raça é conhecida pelo seu bom relacionamento com cavalos, e, é uma das preferidas por donos que gostam de passear a cavalo acompanhados de seus cães. O Clube Americano do Dálmata realiza provas de aptidão que envolvem cães da raça e cavalos e o interação entre ambos é um dos itens avaliados.

O dálmata é um cão alegre e ativo, brincalhão e meigo, um bom cão de companhia, dedicado a família e bom com crianças. É resistente e um bom cão para pessoas esportivas. A raça late pouco e é desconfiada com estranhos, podendo ser utilizado como cão de guarda, embora não seja a sua principal função, é inteligente e medianamente obediente ( 39ª colocação no ranking de inteligência canina de Stanley Coren ), sua educação deve começar cedo, mas, se bem educado o dálmata pode aprender e executar vários comandos, sendo treinado como cão-guia em alguns locais.

 O dálmata precisa de exercícios regulares para gastar sua energia, seu pêlo é de simples tratamento e só requer uma escovação regular para a retirada de pêlos mortos. A raça é considerada bastante saudável, mas pode estar sujeita a problemas de surdez congênita, este problema pode ser evitado com a escolha consciente do filhote e dos pais da ninhada. Os dálmatas sempre nascem completamente brancos, as manchas características pretas ou marrons só aparecem com o tempo.





Um comentário:

  1. quanto eeeee o dddddddaaaaaaalmata acho dalmata muito bonito eu tenho 21

    ResponderExcluir

De uma olhadinha aqui também