4 de julho de 2011

Seu cão dorme na sua cama?

Olá pessoal, nesse último fim de semana reparei em um fato curioso, que já havia se repetido em outras ocasiões, mas não dessa forma.

Aconteceu que de sábado para domingo, aqui em Porto Alegre, fez um dos dias mais frios do RS e logo no início da manhã, a Lola que estava dormindo na sua caminha, dentro do nosso quarto, pediu para subir na nossa cama. Como nunca foi proibido para ela, deixei pensando que iria fazer a tradicional festa de "bom dia" de sempre e iria para os "pés da cama", só que a minha surpresa, foi que ela além da festinha, se aninhou entre os travesseiros, meu e da Sabrina e ali ficou, bem deitada, isso durante umas 3 horas.

Matéria:
Pesquisa divulgada, 2010 pela Comissão de Animais de Companhia (Comac), mostrou que 55% dos cães dormem dentro de casa e 23% dentro do quarto dos donos.

Principalmente nas grandes cidades, onde muitos residem em apartamentos com seus cães, é cada vez mais comum saber que os amigos de quatro patas dormem no quarto ou até mesmo na cama de seus donos, principalmente se forem de pequeno porte.
É claro que cuidados devem ser tomados, mas principalmente, cuidados com o animal em primeiro lugar, já que esse é o alvo da preocupação, vacinas e visitas ao veterinário, não devem ser consideradas somente se o animal sobe na cama ou entra em casa, ISSO É FUNDAMENTAL PARA QUALQUER ANIMAL.
No caso da Lola que não tem nenhum contato com a rua, não temos tanta preocupação, mas as patas devem sempre estar limpas, até para uma higiene pessoal do próprio bichinho.
Outro fator é a dependência que essa proximidade pode causar, já que o animal considera esse ato de dormir próximo ao seu "lider" um ato de carinho e segurança que vem de seus ancestrais, os Lobos que se aninhavam próximos para manter o calor da matilha e também a segurança do bando.
No caso da Lola, ela sempre teve acesso a nossa cama e nunca foi preciso ensinar que ali, não era o lugar dela, era só um agrado, já que sempre que quer ela mesma se posiciona de frente pra caminha dela e chora para descer, indo diretamente para seu lugar sem que seja mandado. Nesse caso, já está estabelecido que o lugar dela é ali e pronto. Mas deve se ter o cuidado com animais novos, já que aprendem as coisas nessa fase de filhote e podem interpretar que a cama do seu dono, também é a sua e não queira dormir sozinho, isso tem que ficar claro desde cedo.
Se isso acontece com muita frequência, o animal pode desenvolver uma dependência maior do seu dono, causando desconforto e euforia ao se separar dela durante o dia ou em outra situação.
Manter essa proximidade é efetuosa e saudável, desde que haja a ciência que o seu amigo, filho, pet ou como queira chama-lo, é apenas um animal e deve ter seu espaço estabelecido e respeitado.
Um pet bem educado e saudável será mais feliz, tanto para você, quanto para ele próprio, então estabeleça desde cedo o que pode ou não ser feito e os espaços que ele poderá ocupar.


Renan Jardim

2 comentários:

  1. Eu durmo na cama do papis e da mamis!!!
    Tudo começou na enchete de 2008... muita chuva, trovões!!! Blumenau jamis tinha passado por algo assim tão difícil. E eu, filhotinha e pequenina,(tinha só dois meses) chorava desesperada. Papis buscou-me e deixou que eu me deitasse ali, protegida, pertinho deles e...NUNCA MAIS SAÍ!!!
    Mamis até hoje culpa o papis... mas ADORA quando chega minha hora de dormir, subo em sua cama, me ajeito e...zzzzzzzzz.
    Lambeijos da Brenda!

    ResponderExcluir
  2. Olà Lola!!
    Amei o seu blog, ja estou te seguindo.
    Siga-me tambem,ok?
    Woof, woof,

    Chicco

    ResponderExcluir

De uma olhadinha aqui também