16 de março de 2011

Vamos conhecer um pouco mais sobre mim? Vamooos!

Olha só gente, hoje vou explicar um pouco mais sobre minha raça tah?



O Shih-Tzu é uma raça chinesa muito antiga. Acredita-se que descenda de cruzamentos entre Lhasas Apsos, Pugs e Pequineses. Eram bem populares nos castelos imperiais chineses, onde eram mimados e vistos como cães sagrados.
O nome “Shih-Tzu” significa “leão” em chinês, possivelmente devido a suas características físicas: pequenos, mas sólidos, não tão frágeis quanto outras raças de pequeno porte. O formato da cabeça lembra um crisântemo e a cauda é curvada sobre as costas.

Temperamento
O Shih-Tzu é um cão de companhia tranquilo, companheiro, brincalhão e independente. Não é daqueles que querem colo o tempo todo, mas gostam de estar sempre perto dos donos, acompanhando seus movimentos, mesmo que de longe...
Estes cães costumam ser bastante “festeiros” com pessoas estranhas, outros cachorros e crianças. Além disso, trata-se de uma raça silenciosa, que late muito pouco.
Energia
Apesar de muito alegres, não aguentam longas sessões de exercícios, especialmente em horários muito quentes. E não são nada esportivos! Gostam de brincar, mas logo procuram um cantinho para tirar uma soneca. Não necessitam de longos passeios diários: dois por dia, de 20 minutos cada, são suficientes para que se exercite bem.
Seu temperamento tranquilo permite que aguentem melhor que outros cães períodos de solidão, enquanto tiram longas sonecas – sim, este é um cão bem dorminhoco!. Mas isso não significa que devam ser deixados sozinhos por muito tempo, pois cães de qualquer raça são animais sociais e precisam da companhia e interação para se manterem mentalmente saudáveis.
Saúde e cuidados
Os Shih-Tzus costumam ter poucos problemas de saúde, mas deve-se prestar muita atenção aos olhos, que são grandes e lacrimejantes, devendo ser frequentemente limpos com gaze embebida em soro fisiológico. É comum que se machuquem ao se coçar ou ao xeretar objetos pontiagudos. Também costumam ter inflamações no ouvido, que pode ser evitada com uma limpeza constante das partes interna e externa das orelhas.
A pelagem é longa e macia, mas necessita de escovação diária para que não se formem nós.
Ótimo para morar em apartamento e de bom convívio com crianças, o tranquilo Shih-Tzu é um excelente cão de companhia.

Fonte: Dr. Pet - R7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

De uma olhadinha aqui também