31 de março de 2011

Comportamento

OI gente, eu moro com muita gente em casa, então estou acostumada a ser o centro das atenções, mas também tenho ciúmes quando meu pai ou minha mãe dão atenção para outras pessoas, e é normal ser assim, nos cãezinhos também somos ciumentos, mas sabendo nos educar direitinho, podemos evitar que você fique brabo com agente e nos tranque em algum lugar, gostamos de estar pertinho dos nosso pais humanos.

Como lidar com cachorros ciumentos.

Conheça as atitudes que podem desencadear este comportamento e o que fazer para estabelecer um convívio pacífico e prazeroso entre o cão, você e os outros.

O ciúme é um sentimento comum entre os animais que vivem em grupo, como os cachorros. Pensando em uma matilha, dentro da qual os cães se organizam hierarquicamente, os indivíduos mais próximos ao líder desfrutam de algumas vantagens: proteção, melhor qualidade da alimentação, melhores parceiros para cruza, entre outras. Sendo assim, a aproximação de outros animais que possam ameaçar seu posto junto ao líder, pode provocar reações negativas como agressividade. O mesmo ocorre em nossa casa: para o cão, a família é a sua matilha e qualquer desconhecido ou novato que se aproxime de seu líder pode provocar ciúme. Conheça a seguir as atitudes que podem desencadear este comportamento e o que fazer para estabelecer um convívio pacífico e prazeroso entre o cão, você e os outros.

Ciúme de outro animal
É muito comum que as pessoas parem de fazer carinho em um cachorro quando outro chega ao ambiente, ou comece a acariciar o recém-chegado. O cachorro que estava recebendo atenção automaticamente associa o fim do afago com a chegada do outro animal e, naturalmente, sente ciúme. Na verdade, o ideal é redobrar a atenção oferecida ao primeiro cão, dando petiscos e demonstrando ainda mais amor. Assim, ele associará a presença do outro a algo prazeroso e passará a gostar de tê-lo por perto. Mas, fique atento: caso haja alguma demonstração de agressividade por parte de qualquer um dos cães, repreenda-o com uma bronca imediatamente, ou com algo que cause desconforto a ele, como uma borrifada de água no focinho. Em casos de ciúme exagerado é ainda recomendável oferecer carinho ao cão ciumento apenas na presença do outro animal, para que ele associe o afago ou o petisco à chegada do amigo.

Novo membro da matilha

A chegada de um bebê em casa também é uma situação que, na maioria das vezes, provoca ciúme nos cães. Afinal, eles deixam de ser o centro das atenções e começam a sofrer privações, como não ter mais livre acesso a você e aos cômodos da casa, por exemplo. Para piorar ainda mais a situação, algumas pessoas, quando estão com o bebê no colo, costumam afastar o cachorro e, em alguns casos, até gritar para mantê-lo distante. O cão então associa o bebê à perda de atenção e passa a não gostar da presença dele. Portanto, quando o neném estiver por perto, faça ainda mais carinho no cachorro. Dê petiscos, chame-o pelo nome, inclusive nos momentos em que criança estiver em seu colo. Se sentir receio de dar o petisco, peça para outra pessoa fazer isso. Assim, além de aceitar a chegada do bebê com mais tranqüilidade, o cão ainda ficará feliz com a presença dele no mesmo ambiente.

Ciúme de pessoas
Se o seu cão sente ciúme das pessoas que se aproximam de você, o primeiro passo é deixar claro para ele que você é o líder da matilha. Para isso, sempre que ele demonstrar agressividade por conta dessa aproximação, repreenda-o imediatamente. Vale ressaltar que a bronca deve ser dada pelo dono, e nunca pela pessoa que está sendo atacada. Muito pelo contrário. Se o cão demonstrar ciúme quando você recebe a visita de um amigo, por exemplo, associe a presença dele a algo agradável para o cachorro. Peça para o visitante oferecer bastante carinho ao cão e, se possível, dar um petisco a ele.



Fonte: Frontline.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

De uma olhadinha aqui também