28 de março de 2011

Lambida de Cachorro.

Oi Gente, boa semana pra vocês, depois eu vou colocar umas fotinhos do meu fim de semana, mas primeiro, pedi pro meu pai colocar um post que explica por quê nós, cães lambemos tanto nossos donos?
Bom, segue uma breve explicação!

Matéria do site: Cão nosso de cada dia

Lambida de cachorro é sinal de afeto?

Atitudes como essa, antes reservadas apenas aos membros de sua própria espécie, passaram a ser aplicadas a seres humanos – em especial aos donos .

Em uma matilha, o cachorro ou o lobo lambe os animais de que gosta. Atitudes como essa, antes reservadas apenas aos membros de sua própria espécie, passaram a ser aplicadas a seres humanos – em especial aos donos – quando os cães foram domesticados.
 Além de afeto, a lambidela pode ser uma demonstração de reverência. “Lambidas perto do queixo ou da boca estão relacionadas com submissão”, afirma Alexandre Rossi, zootecnista da Universidade de São Paulo e especialista em comportamento animal. “O filhote lambe o queixo da mãe para que ela regurgite comida”, diz. O cachorro adulto faz o mesmo com seu dono. O animal, no entanto, não espera que você cuspa alimento. O gesto é um sinal de que ele vê a pessoa como o manda-chuva do pedaço.

A língua dos cães tem uma série de funções. Entre elas, serve como um “exaustor” – cães não transpiram, põem a língua de fora para espantar o calor.

A lambida pode também servir para captar substâncias de outros animais – como a urina, usada para demarcar território. Se você vir seu cachorro lambendo xixi, lembre-se de que ele não é um porco imundo, mas sim que pode estar só conferindo se não invadiu espaço alheio.


Beijar na boca do pet faz mal?
 Muitos donos de cães curtem beijar a boca do bicho de estimação. Alguns acreditam que a boca do cão é mais limpa do que a dos humanos, outros acham que é uma super demonstração de carinho, e também têm aqueles que dizem “Credo... que nojo”! O que poucos sabem é que, pela saliva, os cães podem transmitir doenças ao homem e vive-versa. A saliva do cachorro pode transportar bactérias, vermes e fungos; e a do homem pode transmitir vírus, como o da herpes, e até passar o famoso “sapinho”. Ou seja, a prática de beijar os pets na boca pode ser prejudicial para a saúde de ambos.

2 comentários:

  1. o cachorro lambe a propria bunda.... que nojo

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo "Anônimo", respeitamos a sua opinião, quem não gosta tudo bem, mas lhe garanto que muito humanos por ai colocam a boca em lugares semelhantes ou piores, não concorda?

    ResponderExcluir

De uma olhadinha aqui também